Você esta perdendo tempo, e não sabe!


10 dicas para você organizar seu tempo

A tempos percebo que meu dia tem menos horas. Será mesmo?

Bem, venho percebendo que cada vez tenho menos tempo e mais coisas para fazer todos os dias, então comecei a estudar como vencer isso. Leva tempo e precisa muita disciplina para aprender a mudar os hábitos, mas é possível. 

Otimizar o tempo, organizar e aumentar o rendimento não é uma matemática fácil e muito menos agradável de ser feita, mas é o mal necessário quando queremos ampliar nossos horizontes e sair do mesmo de sempre.

Com base nas minhas pesquisas resolvi colocar aqui algumas dicas para melhor organizar o tempo e as tarefas, e saber eleger as prioridades com isso melhorando o seu desempenho no seu dia-a-dia, resultando no final em maiores lucros. 

 

Você sabe a diferença entre meta e objetivo?

Objetivo: É tudo o que você deseja e quer alcançar.

Meta: É o seu objetivo, porém com um prazo estipulado para ser encerrado.

 

 

1. Então é primordial ter objetivos, mas os mesmos precisam ter datas para serem acabados e se tornarem METAS!

Estabeleça Prioridades

Para aproveitar bem o seu dia você deve eleger prioridades, se o dia tem apenas 24 horas e passamos algumas delas resolvendo questões normais de todos os dias, das atividades rotineiras, então precisamos dimensionar ainda mais nosso aproveitamento. O tempo é finito, então ocupá-lo com consciência é essencial para um bom desempenho diário.

 

2. O tempo de um dia com 24 horas já parece pouco e é! Então aproveitar da melhor e mais eficaz maneira é o segredo para o sucesso. Então deixe claro para si mesmo o que é mais importante e, assim, saberá o que é prioridade.

 Lista de tarefas

Organize seu tempo para fazer listas que organizem seus afazeres, crie listas eficazes e que nelas tenham suas obrigações diárias com tempos (meta), e com ordem de prioridade, não desperdice tempo com afazeres desnecessários e/ou que podem ser acumulados e feitos de uma vez em apenas um dia, pois isto pode otimizar ainda mais seu tempo. 

Crie listas simples e objetivas baseadas nos afazeres mensais, organizadas por semanas e dias, planejamento é tudo e leva cada vez a uma organização maior. Conte com imprevistos como problemas nos projetos, falta de energia elétrica, prazos mal estipulados ou apertados demais e até uma dor de barriga. Contabilize tudo que pode atrapalhar suas metas e organize seus tempos com prazos mais confortáveis, mas não perca o foco.

Fazer mais em menos tempo!

3. Vá eliminando as tarefas ao momento que tenha suas conclusões. A sensação de dever cumprido ao final de cada dia irá te motivar a querer sempre mais.

Cuidado com as distrações

Cuidado com as distrações, elas podem implicar em perder seu dia e não concluir o planejado. Fique atento as distrações principalmente na internet, um tempinho planejado para uma “navegadinha” pode virar horas do seu dia perdido. Estipule o seu tempo de internet e organize as suas consultas e respostas para cliente, principal, obedeça seu tempo.

 

4. Não desperdice mais tempo do que dimensionou, a não ser que seja demais necessário.

FOCO !!!!

TENHA FOCO ! Mire no seu alvo e acerte !

Priorize as tarefas da casa de trabalho, divida de dique-se a apenas uma de cada vez. Eu sei o quanto isso é difícil, mas, mais uma vez é um mal necessário, se for preciso exercer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, dedique os intervalos de secagem ou de processo para intercalar as tarefas. Ainda sim tente ao máximo maximizar o tempo de execução individual.

 

Fazer isso é a única maneira de diminuir o estresse e ansiedade o que vai refletir e maior sucesso e satisfação diária, aumento de produtividade e para um final mais feliz. 

 

 

5.Foco é o único caminho para exercer as tarefas com maior otimização do seu tempo.

Observe sua rotina

Eu sei bem o quanto é complicado para nós artistas, ter uma rotina. Nossa vida gira em torno de criação e inventividade, coisas que não controlamos e, vamos falar a verdade não há nada mais prazerosos do que receber a iluminação de algo a ser inventado ou criado, mas isso não paga as contas.

Então precisamos FOCAR em tudo que nos desvia da nossa meta diária e que em sua maioria são comportamentos inconscientes, porém que nos levam ao vício de não praticar a rotina. A troco não conseguimos nunca completar nossos objetivos, perdendo o foco constantemente. O segredo é dar inicio a anotações diárias de tudo que nos desvia e, com isso tomar a providência de eleger um tempo para estas distrações quando necessário e não permitir que elas tomem mais tempo do que o destinado a elas. Tendo consciência destas distrações e organizando melhor o tempo fica muito mais fácil exercer controle sobre ela e eliminar aquelas que não são necessárias.

6.A rotina diária de trabalho é um mal necessário.

Aprenda a delegar 

Entenda! Nenhuma tarefa é pequena demais, que vocênão precise de ajuda. Lavar uma louça pode ser uma tarefa a ser delegada.

Se você tem algo a fazer que exige tempo e não precise de mão de obra especializada, entregue a alguém para que te ajude. Não há mal nenhum nisso, supervisione e cuide para que seja feito aos seus modos porém deixe que outra pessoa execute. Isso irá poupar tempo e te deixa livre para outros afazeres. Não assuma sozinho algo que pode ser feito em grupo.

7.O trabalho em equipe, além de ajudar a terminar a tarefa mais rapidamente, pode ser prazeroso e divertido. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisa.

Faça uma pausa

Sim ! PARE !

Levante beba uma água, tome um café, ande um pouco e até se estique numa rede e balance, respire fundo alongue. Priorize pausas durante sua rotina. As pausas são importantes para que você esfrie o radiador e dê aquela clareada na mente, a consequência disso é muito mais gás e disposição para continuar as tarefas do dia, então estimule pausas curtas e pelo menos uma mais longa por volta de 20 min para esta espairecida, acredite vai fazer bem melhor do que o estresse de horas contínuas sobre o mesmo trabalho, isto causa desgaste o que acaba levando a baixo rendimento. 

8. Viva a vida. Ela não é só trabalho. Uma pausa para um bom café anima e ajuda a pensar.

Evite problemas

Parte da otimização do tempo é prever problemas em projetos. Organizar e cronogramar, é um projeto de trabalho que deve ser muito bem planejado e, como todo bom planejamento sempre vai haver problemas. Então planeje os problemas, tenha um plano B, determine tempo para resolver problemas. Acredite eles vão acontecer. 

 

 

9. Prever problemas faz parte do bom planejamento e resume o tempo de solução.

Então chegamos a décima dica e talvez a mais importante de todas, acredite fazemos isso errado desde pequenos porque não somo ensinados a ser assim, esta atitude é tratada como egoísmo quando na sua verdade é o maior estado de autopreservação. 

Aprenda a dizer NÃO

O mundo gira, o tempo voa, os dias passam…

É assim e não podemos mudar, mas podemos nos encaixar nessa loucura que se tornou viver. Então o essencial hoje é dizer não e, sempre que for necessário. Todos os dias vamos receber algo ou uma tarefa que irá nos impelir mais tempo e dedicação, precisamos estar prontos para entender e saber quais são as nossas prioridades e poder eleger assim qual disponibilidade do nosso tempo vamos ter para ocupar com estas tarefas a mais, do contrário não é a única palavra que cabe, e acredite serás compensado por isso. Como disse todos os dias algo novo irá surgir.

10. Aprenda a dizer NÃO sem dar explicações.

Se você leu e gostou, compartilhe com os amigos. Conheça os outros artigos do blog e mostre a eles também. Nos ajude a produzir mais matérias legais, participe comentando aqui e dê sugestões e/ou ideias para outros artigos, pode ter certeza que vamos estudar, pesquisar e trazer o melhor e mais explicado para você.

Obrigado pela sua companhia até aqui e siga com muito mais organização e otimização, queremos ver você ter ainda mais sucesso.

Comentários