Você já se deu conta que pode estar trabalhando de graça?


Pois é!

Faça as contas, você pode estar trabalhando de graça ou mesmo pagando para trabalhar. Muitos artesão e artesãs tem problemas em calcular seus custos e ganhos e com isso acabam no final das contas, tendo a ilusão de que estão ganhando dinheiro.

Já pensou em ganhar dinheiro de verdade com Biscuit ?

O artesanato movimenta aproximadamente R$50 bilhões ao ano no país, parte dessa movimentação vem do seu artesanato. Saber cuidar dos custos e ganhos é muito importante para que você possa se manter e manter seu atelier. Não apenas fazer com que ele funcione de portas abertas e sim, poder investir em seu crescimento e também em você como profissional, investindo em cursos e aprimoramentos. Entender de marquetim e vendas é primordial na hora de ganhar dinheiro, mas saber controlar os custos e ganhos é muitos mais importante do que apenas vender.

Com isso fui em busca de material para poder compartilhar com vocês e para que eu mesmo aprenda mais.

O que é fluxo de caixa e qual é a sua importância?

A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.

A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.

O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.

As causas podem ser:

– Os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa;

– O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altos que o saldo de caixa.

– As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa;

– As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa;

– Os juros bancários estão crescendo, em virtude da constante operação de descontros de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.

Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.

Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um periódo.

OBS.:Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência. Sem esta ferramenta, seria como o empresário administrar a empresa de olhos vendados.

Cute little child play with book and glasses while sitting at table, isolated over white

Clique nos links abaixo e obtenha arquivos que irão te ajudar a entender como funciona o fluxo de caixa, e com isso ajudar a controlar melhor seus gastos e ganhos

– Fluxo de Caixa (pdf)

– Planilha de Fluxo de Caixa

Comentários