Coisa de Maluco !!! Gerencie todas suas redes sociais…


É possível ?

 

redes_sociais_redeVocê já acessou sua rede social hoje? Qual delas? Caso você tenha parado para pensar na segunda pergunta, é possível que você já esteja dominado pelo poder da web 2.0. Isso quer dizer que você conta com perfis nas principais redes de relacionamento que circulam por aí, como o Twitter, Orkut, Facebook e outros.

Mas será que conseguimos gerenciar nossas contas de forma satisfatórias? Quando era apenas o Orkut, tudo bem, pois as atualizações eram constantes e as pessoas estavam sempre lá para receber mensagens e comentar suas fotos. Mas e agora? Como você faz para atualizar todas as páginas que utiliza?

A vida com redes sociais

Agora pense na cena (e se identifique): você foi convidado para uma formatura. E lá vai você com seu celular e máquina fotográfica se divertir. Já tuitou na entrada dos formandos pelo celular e, no dia seguinte, é hora de atualizar as páginas.

Aproveite e festa e depois poste nos sites

Você irá colocar as imagens no Facebook (e no Orkut) dos melhores momentos, fazer um post no blog sobre “10 festas para lembrar” e ainda tuitar que não cansa de ouvir a música YMCA que rolou (ah, que você também está ouvindo pela Last.FM). Resultado? Perde o dia todo na frente do computador apenas acessando cada uma das páginas.

Percebeu o problema? E olha que citamos apenas cinco sites nesta pequena historinha. Isso quer dizer que você passou boa parte do seu dia na internet, uma vez que seu tempo livre acabou gasto com as redes sociais (ao invés de ir com a turma toda no barzinho, para comentar a festa do dia anterior – algo que você fica sabendo horas depois, pelo Twitter).

O que é possível reparar é que o gerenciamento das redes sociais está cada vez mais fazendo parte da nossa vida, uma vez que existe uma quantidade exorbitante de novos sites para gerenciar. Se tomar conta do Orkut já era uma tarefa que demandava tempo, imagine agora com 10 redes diferentes para você acessar todos os dias!

Integração

Um fenômeno que se percebe é a quantidade de sites que estão em integração. Quem tem uma conta do Google, por exemplo, agora pode entrar no YouTube com a mesma senha. Isso faz com que muitos sites fiquem ligados, e economiza bastante tempo na hora de acessar um ou outro (além da propaganda mútua do site na outra página, o que aumenta o número de acesso em ambas).207-facebook-louco

Cada vez mais é possível encontrar também programas que contam com botões para compartilhar informações diretamente nos sites de relacionamento. Com isso você é capaz de dividir imagens ou comentários mais rapidamente, deixando as páginas sempre integradas para espalhar seus interesses, um dos objetivos principais da web 2.0.

Gerencie seu tempo

Além disso, programas estão sendo criados para facilitar a vida do usuário que quer manter-se atualizado em todas as páginas, sem abrir mão de nenhuma rede social.

O Yoono, por exemplo, conecta o usuário em várias redes de uma só vez, além de ser usado como mensageiro instantâneo para o MSN, Google Talk e Yahoo! Messenger de uma só vez. Com isso, o tempo pode ser economizado, e não é preciso abrir uma página de cada vez para ver as atualizações dos seus amigos.

Outros programas estão mais focados nos sites do momento no Brasil, ou seja, o Facebook e o Twitter. Dessa forma, você posta ou acessa dois sites de uma só vez, o que facilita bastante na hora de gerenciar a vida virtual.

Além destas citadas neste artigo acima que é parte do original publicado na Tecmundo, pesquisei alguns outros apps que ajudam a organizar e gerenciar a vida nas redes sociais. Contudo não testei todos são apenas opiniões já pré-formadas dos sites que retirei a pesquisa a agreguei por aqui.

 

Excelentes opções para poupar seu tempo

Uma ferramenta do tipo que merece ser destacada é o Sprout. Em vez de centralizar os dados de todas as suas páginas de relacionamento, ele cria um widget, chamado sprout, que pode ser atualizado a partir do site do desenvolvedor, com diversas opções de personalização, que permite a publicação de informações pessoais ou profissionais, como suas músicas favoritas ou, para fins de divulgação, composições próprias. O widget pode ser incorporado a várias redes sociais, facilitando a administração dos diversos perfis.

Outra opção é o yoono (novamente citado), que se incorpora ao Firefox na forma de um plugin, criando uma barra de ferramentas acoplada ao navegador, com diversas opções de integração com redes sociais, desde o Myspace até serviços de hospedagem de imagens, atualizando o usuário constantemente a respeito de mudanças em perfis de amigos, para facilitar a criação de comentários e mensagens de resposta.

 

Para o compartilhamento de mídia, como músicas, vídeos e fotos, o Oosah é outra opção interessante. A página recebe todos os arquivos do tipo e os centraliza em uma única – e bela – interface. Então basta o usuário enviar os dados escolhidos para uma das páginas de compartilhamento de mídia listadas, como Youtube, Facebook e Picasa. Centralizando três serviços, a página facilita a administração de material enviado para os três sites, permitindo realizar três tarefas com uma única ferramenta.

Há também o Intel Mash Maker, que funciona de uma maneira diferente: ele permite que o usuário crie vários widgets relacionados aos seus sites favoritos, criando algo semelhante a várias janelas de navegador, restritas à página a que se referem. O serviço é um pouco complicado de ser utilizado, pois requer uma certa sensibilidade de espaço. Usuários menos cuidadosos com o posicionamento dos widgets podem acabar prejudicando sua navegação, ao poluir demais a tela.

Hootsuite: Sem dúvida a ferramenta mais popular de gerenciamento de redes sociais. Através de um painel é possível acompanhar em tempo real suas contas no Twitter, Facebook, Google+, Linkedin, Foursquare e WordPress, adicionando-as em abas que facilitam a visualização.

Em cada aba também é possível filtrar palavras-chave de interesse de sua marca e verificar todas as citações sobre o tema. Além disso, há a possibilidade de agendamento de posts, definindo conteúdos para todas as redes em horários e datas específicos. Através desses agendamentos também é gerada uma tabela de controle, onde são exibidos todos os posts, futuros e passados, divididos por dia e hora.

Outra vantagem da ferramenta é o acesso facilitado à métricas de todas as redes, além da elaboração de relatórios automatizados. Apesar do Hootsuite possuir versão PRO e paga, sua versão free já é bastante eficiente e profissional. Recentemente uma nova e interessante funcionalidade foi inserida (também na versão grátis): é possível automatizar o agendamento de posts através de uma verificação do Hootsuite sobre melhor dia e horário.

Buffer: um dos principais concorrentes do Hootsuite. Trata-se de uma ferramenta gratuita (que também oferece uma versão paga) com funcionalidades bastante semelhantes. O layout mais limpo e intuitivo talvez seja o seu principal atrativo. Da mesma forma, permite que redes sociais como Twitter, Facebook, Linkedin e Google+ sejam gerenciadas ao mesmo tempo, além de fornecer informações analíticas sobre dados de acesso e interatividade. Suas possibilidades de agendamento também são bastante maleáveis, permitindo mais padrões de mudança até a publicação do post.

MarketMeSuite: Que tal integrar o acompanhamento e gerenciamento de redes sociais à busca de potenciais clientes para seus produtos e serviços? Esse é o objetivo do MarketMeSuite. Além de permitir o agendamento de postagens, troca de informações entre redes e interação com usuários através de mensagens automatizadas, a ferramenta ajuda na localização de seu público-alvo e potenciais influenciadores através de pesquisas por palavras-chave e localização. O aplicativo é gratuito, mas conta também com versão paga que permite a integração de mais redes sociais e acesso a informações mais específicas.

Estas são apenas algumas das diversas ferramentas atualmente disponíveis e, certamente, muitas outras estão por vir. A variedade de redes sociais na internet hoje em dia garante que diversos usuários estarão utilizando diversas páginas ao mesmo tempo, e serviços que tentam centralizar esta utilização são bastante úteis e requisitados. Vale a pena dar uma conferida nas sugestões acima, e ficar antenado nas novas opções da categoria, que certamente surgirão aos montes.

 

Bom, esse é o resultado de uma parte da pesquisa que já venho fazendo a algum tempo, espero que ajude pelo menos a dar horizontes para quem anda meio perdido nas WEBs da vida, não é fácil mesmo trocar a fralda, fazer um omelete e terminar o trabalho e ainda sim estar conectado captando o próximo cliente, estudando ou mesmo assistindo um vídeo de como fazer um omelete melhor para compartilhar com os amigos. Boa pesquisa, bons testes e depois comentem aqui o que acharam dos programas assim também posso ter um retorno com opiniões diferentes da minha. Valew !!!!

 

Textos retirados da Tecmundo e outra página que infelizmente não guardei de onde foi para dar os creditos.

 

 

Comentários